Correio Popular Notícia



Parlamentares buscam soluções para assentamentos em Corumbiara

Data da notícia: 09/08/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130809-132.jpg[/IMG] (Assessoria) Deputados discutiram com o dirigente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Roberto Kill e com o superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho uma agenda para melhorar a vida das famílias vítimas do Massacre de Corumbiara. A audiência solicitada pelo deputado Anselmo de Jesus e pelo senador Acir Gurgacz ocorreu nesta quarta-feira (7), na sede da autarquia, em Brasília. O encontro contou com a participação do deputado Padre Ton.
Na audiência Anselmo relatou que apesar da área ter sido adquirida pelo governo federal e destinada à reforma agrária, as famílias aguardam há 18 anos a implantação da infraestrutura como estrada e energia elétrica. O deputado lembrou que a iniciativa de buscar soluções junto a diversos órgãos faz parte de um esforço que reúne parlamentares federais, estaduais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e lideranças do município.
O parlamentar defendeu a execução ?casada? de obras na área de habitação, energia e construção de estrada. A intenção é apresentar até o final de agosto um conjunto de iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores.
O superintendente do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro falou sobre os avanços conquistados e elogiou a iniciativa dos deputados por reforçar as reivindicações da comunidade local. Ele informou que o órgão destinou 1 milhão à Chupinguaia e Corumbiara, mas ainda é necessário buscar parceria governo estadual e prefeitura solucionar problemas estruturais na localidade.

FINANCIAMENTO - De acordo com Flávio, o Banco da Amazônia vai priorizar o financiamento do Pronaf aos assentados da área, a Caixa Econômica, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida planeja a assinatura de convênios para construção de 50 casas populares. Segundo o superintendente, essas iniciativas fazem parte de um conjunto de esforço para que o mês de agosto marque uma nova etapa na vida dos moradores.
Roberto Kill se comprometeu em pautar com a direção do instituto a necessidade de ampliação do recurso voltado à realização de obras de infraestrutura no município rondoniense. Representantes do órgão também se comprometeram em iniciar diálogo com gestores do Ministério de Minas e Energia para levar luz elétrica aos moradores.
Audiência Pública

AUDIÊNCIA- No próximo dia 29 de agosto, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia solicitada pela Fetagro e pelo presidente da Câmara de Corumbiara, Valdinei Antonio Coelho (Nezinho) discutirá com representantes do governo estadual indenizações às vítimas do massacre de Corumbiara, ocorrido em agosto de 1995. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1364 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.